Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DOUBT (DÚVIDA) - com MERYL STREEP e PHILIP SEYMOUR HOFFMAN

SINOPSE: O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.

Meus queridos:

Assisti ao filme "DÚVIDA" no domingo, 08/02/2009, e achei um filme forte, denso, mas o elenco faz com que você se prenda à tela com tanta intensidade que não dá para perceber o quanto ele se arrasta nas poucas evidências e o quanto ele é sombrio, por vezes.
Meryl Streep, só para variar, está excepcional no papel da
irmã Aloysius Beauvier, e Philip Seymour Hoffman, irrepreensível no papel do Padre Flynn.
O centro do filme é a certeza que a irmã
Aloysius tem em relação a forma como o Padre Flynn trata o jovem negro Donald.
A também indicada ao Oscar, a excelente Viola Davis, interpreta a mãe do menino negro Donald, em um personagem que acrescenta ao filme uma discussão sobre a segregação racial e econômica nos EUA dos anos 60.
O que eu achei mais interessante no filme é que o Padre Flynn era um inovador. Fumava, discutia à mesa com outros padres bebendo seu tradicional vinho e, via de regra, era um bom e grande amigo dos alunos da escola Saint Nicolas.
Há um questionamento velado no princípio, sobre a homosexualidade de Flynn, dos problemas que teve em outras paróquias, mas, o nome do filme assim como o desenrolar da história nos trazem o benefício da 'DÚVIDA".
Assistam, principalmente pelo excelente papel de irmã Aloysius, que como sempre, foi premiado com a interpretação brilhante de Meryl Streep.
Eu sempre achei que Philip Seymour Hoffman consegue interpretar muito bem qualquer tipo de papel que lhe entregam, mas este, caiu como uma luva.
Assistam ao filme, vale mais que a pena.

Abraços
Elaine




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SLUMDOG MILLIONAIRE (QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?) com Dev Patel e Anil Kapoor

SINOPSE: "Quem Quer Ser um Milionário?" ("Slumdog Millionaire"), dirigido por Danny Boyle e Loveleen Tandan. O filme foi o principal ganhador do 66º Globo de Ouro, em 11/01/2009, com quatro prêmios: filme de drama, roteiro, direção e trilha sonora.
Um jovem de um bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, decide participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. Mesmo sendo analfabeto, ele surpreende a todos ao ganhar o jogo, o que levanta suspeitas de que pode ter trapaceado. O que o rapaz queria, no entanto, era apenas reconquistar a garota que ele ama.
Direção: Danny Boyle, Roteiro: Simon Beaufoy Elenco: Dev Patel (Jamal Malik), Anil Kapoor (Kumar), Saurabh Shukla (Sargento), Rajendranath Zutshi (Diretor), Jeneva Talwar


Meus Queridos:

Slumdog Milionaire conta-nos a história de Jamal Malik, um jovem pobre com pouca instrução oriundo das slums (favelas) de Bombai, que pretendendo reconquistar um amor de infância, participa na versão indiana do Quem quer ser milionário. Jamal surpreender todos ao acertar todas as questões, algo que vai questionar a sua honestidade, acabando por revisitar episódios marcantes do passado e para provar que sabia as respostas.

Uma história fantástica, com um ponto de partida brutal que nos coloca automaticamente dentro trama, alternado com o presente e analepses do passado de Jamal. O filme é uma explosão visual muito rica em todos os sentidos. Deliberado por um contraste chocante e real, sendo também astuto e divertido. Carregado de uma beleza que todavia arrasta um rasto de miséria, confrontando-nos com uma realidade que retrata bem uma das faces da Índia.
O enquadramento dos planos e a fotografia são fenomenais, acompanhada em sintonia com uma banda sonora sempre de muito bom gosto, ao qual Boyle nos habituou, algo simplesmente fora de serie e que irá ficar no ouvido de muita gente.

Boyle conseguiu conjugar e reunir neste filme elementos como: trama, drama, realidade chocante, conto, triller, acção e romance, aspectos que sem duvida fazem de Slumdog Milionaire um dos filmes mais complexos dos últimos anos.
O elenco é discreto e com excelente desempenho quase todos os actores são indianos ou com descendências, destacando-se Dev Patel (Jamal) pelo seu empenho e protagonismo, uma cara que já tínhamos visto na serie britânica Skins.
Um filme europeu com um toque Hollywoodiano, revestido com toda a essência do realizador.