Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PUBLIC ENEMIES (INIMIGOS PÚBLICOS) com JOHNNY DEEP E CHRISTIAN BALE

SINOPSE: O ano é 1933. o quarto ano da Grande Depressão nos Estados Unidos, época de ouro para os grandes assaltos à banco praticados por John Dillinger (Johnny Depp), Alvin Karpis (Giovanni Ribisi) e Baby Face Nelson (Stephen Graham). Mas, ao mesmo tempo em que este e outros gângsteres se tornam famosos por sua ousadia no roubo de bancos pelo país, o diretor J. Edgar Hoover (Billy Crudup) se sente pressionado a mostrar trabalho. Como medidas para tornar-se mais “querido” pela mídia do que os bandidos, Hoover estabelece Dillinger como o “inimigo público número 1″ dos Estados Unidos e nomeia como encarregado de caçá-lo o jovem e obstinado Melvin Purvis (Christian Bale).

Assista aqui ao trailer do filme PUBLIC ENEMIES (Inimigos Públicos)




Meus queridos:

Assisti a este filme com calma, uma vez que é um filme denso, longo, e por vezes, parado.
Minhas considerações sobre o filme são boas, mas, sem prestar atenção ao enredo e ao contexto, as cenas se perdem um pouco.
Então, vamos lá.
Dillinger e sua gangue eram praticamente incapituráveis. Nenhuma prisão os segurava.
Dillinger, assim como Deep, tem charme e suas audaciosas fugas ganhavam a afeição de quase todos – desde sua namorada Billie Frechette (
Marion Cotillard) até americanos que consideravam que Dillinger estava tirando dos bancos o dinheiro que os bancos haviam tirado indevidamente deles. Mas enquanto as aventuras da gangue de Dillinger impressionavam muita gente, J. Edgar Hoover planejou explorar a captura do fora-da-lei como forma de elevar seu Bureau de Investigação a uma força policial nacional que mais tarde seria conhecida como FBI. Para isso, ele tornou Dillinger o primeiro Inimigo Público Número 1 dos EUA e colocou o agente Melvin Purvis em seu encalço.
Christian Bale e Johnny Deep criam um combate digno de ser considerado como o combate de dois dos melhores atores da atualidade.
Você ainda torce para o bandido, mas não fica decepcionado quando este é derrotado por Bale. Billie a paixão de Dillinger, personagem interpretada por Marion Cotillard está um pouco apagada durante boa parte do longa, mas consegue crescer em sua sequência mais importante.
Dillinger é de uma frieza e de uma auto-confiança tamanhas que, virou ídolo e algoz.
Purvis, por sua vez, com todo o charme que Bale imprime ao personagem, acaba sendo o algoz mas, não odiado, o mocinho que vai prender o bandido, que também não é mau, enfim, ficamos com 2 mocinhos na história.
O que origina a violência?
A pobreza, a ignorância, a intolerância, fazem o escopo da violência que nasce do desespero.
A falta de perspectiva para o futuro, a ausência da esperança, o descrédito nas autoridades, enfim, esta é a mensagem certeira que nos passa o diretor excelente diretor Michael Mann.
Assistam, mas, pacientemente, e com tempo. O filme tem 3 horas, aproximadamente, de duração.
Abraços

Elaine

Nenhum comentário: