Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

THE BOOK OF ELI (O LIVRO DE ELI) com DENZEL WASHINGTON e GARY OLDMAN

SINOPSE: Num futuro pós-apocalíptico, Eli (Denzel Washington) é um homem solitário que cruza por cidades abandonadas, viadutos destruídos, crateras no solo enfim dizimação catastrófica. Não há civilização aqui, nem lei. As estradas estão dominadas por gangues que matariam um homem pelos seus sapatos, por um copo d’água… ou simplesmente por nada.
Um guerreiro não por opção, mas por necessidade, Eli só quer viver em paz, porém, se desafiado, ele destroçará seus agressores antes que eles se deem conta do seu erro fatal. Não é sua própria vida que ele guarda tão ferozmente, e sim a sua esperança de um futuro para a humanidade; uma esperança que ele nutre e protege há 30 anos e que está determinado a concretizar.

Meus queridos:

Assisti ao filme por esses dias e até agora fiquei pensando como posso definir o personagem Eli (Denzel Washington). O que será ele: Um visionário? Um lunático? Um ser superior ou um simples mortal??
Bem, o que dá para dizer é que ele tem, realmente, mais de 7 vidas. Só assistindo para conferir.
Guardião de um livro procurado há muito tempo por Carnegie (Gary Oldman), seu futuro algoz, Eli perambula de cidade destruída em cidade destruída, tentando levar o livro a um lugar seguro e onde possa reproduzí-lo e apresentá-lo novamente ao mundo, pois só restou um exemplar.
Eli não sabe direito como chegar onde precisa, mas, nessas andanças, vai até a cidade que é dominada por Carnegie em busca de um pouco de água (quase inexistente devido a devastação) e um pouco de comida.
Carnegie, em sua busca enlouquecida para encontrar O Livro, pede aos integrantes de gangues que tragam qualquer livro que encontrarem quando saquearem ou mesmo roubarem, casas ou qualquer outro lugar, assim ele talvez encontre o que procura. Em troca, ele oferece mulheres, água, bebida, o que tiver para poder satisfazê-los e assim ter mais aliados.
Existe muito escambo, uma vez que não há mais moeda, afinal, o apocalipse chegou, passou e agora ficaram alguns somente.
Um comentário que fiz com amigos é que o filme é, realmente, pós-apocalíptico, pois é escuro, sombrio com um ambiente devastado. Os homens voltam a lutar como animais pelo pouco de água e comida que ainda existe. O filme é forte, e a fotografia é muito pesada, muito real.
Uma luta se trava, então, quando Carnegie descobre que Eli sabe ler. Ele medita então, se o livro estaria com ele. Oferece então a Eli acomodações e uma mulher, comida e água, para tentar comprá-lo. Solara (Mila Kunis) é a filha de uma mulher cega, que cuida de Carnegie, e é oferecida para Eli, em troca de informações.
Eli não aceita, e começa a falar frases que Solara pergunta se são Do Livro. Daí para frente Solara pretende segui-lo por onde for.
A perseguição começa com Carnegie e seus comparsas e o final, bem, o final se eu contar perde toda a graça.
Vale muito a pena assistir, é um filme pesado, é denso, mas vale muito a pena assistir.

Um abraço
Elaine

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa este filme é realmente muito bom!!! Só entendi que ele era sego no final!!! Adoro este cara.